Para manuseio seguro do HIDROSILO na forma seca recomenda-se o uso de máscaras para pós, pois em contato com as mucosas do nariz poderá provocar ressecamento e irritação.
Também na forma de pó, deve-se se utilizar óculos de segurança para não cair nos olhos o que provoca irritação ocular. Caso isso ocorra lavar os olhos com bastante água e se a irritação persistir procurar oftalmologista.
Em contato com a pele pode provocar ressecamento e por isso é aconselhável uso de luva de látex ou borracha.
Já o HIDROSILO na forma de hidrogel não oferece risco nenhum de manuseio caso entre em contato com a pele por ser composto de 99% água.
O HIDROSILO poderá ser utilizado na forma seca ou de hidrogel.
Após a hidratação, o hidrogel formado é transparente e dependendo da salinidade da água, que pode ser avaliada facilmente por sua condutividade elétrica, pode intumescer mais ou menos.
Para água com condutividade 1 µS/cm pode absorver 400g de água por 1 g do produto seco. Para água potável que apresenta condutividade entre 100 a 200 µS/cm pode absorver 250 g de água por 1 g.
Havendo excesso de água durante a formação do hidrogel, este tende a acumular no fundo do recipiente e poderá ser retirado com uma peneira fina, que permite a escorrer.
Quando os grânulos se hidratam ocorre aumento de volume de dezenas de vezes.
Não deve ser colocado na forma seca em contato direto com a planta, pois poderá provocar a desidratação da parte que ficar em contato.
Quando se utilizar na forma de pó com o solo, sempre fazer a homogeneização para que não haja regiões com concentrações diferentes, que ficaram com mais ou menos umidade.
Para uma melhor distribuição do produto em pó no solo, faça quando este estiver mais seco, evitando a irrigação antes da sua utilização.
Somente após a aplicação do Hidrosilo em pó no solo é que se deve fazer a irrigação para o plantio.
Durante a formação de hidrogel recomenda-se adicionar o produto lentamente na água sob agitação para impedir a formação de grumos.
Para aumentar a capacidade de intumescimento quando utilizado na forma seca ou hidrogel com fertilizantes salinos, recomenda-se uma camada de separação com solo, sempre o fertilizante ficando abaixo do HIDROSILO.
Se utilizar misturado o fertilizante com o hidrogel, ocorrerá a liberação de água do hidrogel, com a formação de partículas menos hidratadas e mais consistentes.
Quanto menor a temperatura da água mais lento é o intumescimento do HIDROSILO.
Muito cuidado com HIDROSILO seco derramado no chão, pois em contato com a água provoca superfície muito escorregadia.
Recomenda-se não molhar o produto derramado e deve ser varrido ou aspirado imediatamente, pois caso contrário absorve umidade do ar tornando-se escorregadio também.
Após utilizar o HIDROSILO seco os equipamentos devem ser soprados com ar comprimido ou aspirados para evitar a formação de grumos pela absorção de umidade do ar.